+11 2307-2783
Guia de utilização NICE resumido:
Ambu® aScope™ 2 para utilização em vias respiratórias difíceis e inesperadas. O que é uma via respiratória difícil inesperada? Uma via respiratória é difícil e inesperada quando um paciente não pode ser intubado com sucesso. As dificuldades ou complicações podem ser causadas por motivos de anatomia, doença ou trauma e acaba sendo difícil fazer uma intubação convencional.
Qual é a incidência de via respiratória difícil?
De acordo com a auditoria NAP41 do Reino Unido, aproximadamente 2% de todas as intubações traqueais serão consideradas difíceis todos os anos. Traqueostomias também entram na categoria de vias respiratórias difíceis e, em uma auditoria realizada pelo Projeto Nacional de Segurança em Traqueostomia (NTSP)2 no Reino Unido, ocorreram 276 incidentes críticos em um período de dois anos causados pelo deslocamento de tubos de traqueostomia.
Quais são as consequências da impossibilidade de uma intubação adequada em um situação de via respiratória ou difícil ou traqueostomia deslocada?
Se um paciente não puder ser intubado de maneira adequada, ele poderá morrer, sofrer uma lesão hipóxica ou, no mínimo, sofrerá trauma na laringe e faringe devido às múltiplas tentativas de intubações sem sucesso.
Qual é o procedimento correto e atual para o manejo de uma via respiratória difícil, sendo ela previsível ou não?
Algoritmos e diretrizes de como esses eventos podem ser tratados são publicados por diferentes sociedades de anestesia ou vias respiratórias difíceis. Existem várias ferramentas disponíveis para gerenciar a via respiratória difícil inesperada. O Gold Standard é usar uma sonda de intubação flexível (fibroscópio). No entanto, devido à despesa, manutenção e esterilização constante de um fibroscópio flexível e reutilizável, surgem situações em que os pacientes são colocados em risco por não haver uma sonda disponível. O aScope 2 da Ambu ajuda os departamentos de hospitais e clínicas isoladas a resolver o problema de disponibilidade de broncofibroscópios flexíveis para tratar as vias respiratórias do paciente.
O que é Ambu aScope 2?
Ambu aScope 2 é uma sonda flexível descartável, esterilizada e de uso único. Ela é conectada ao aScope Monitor reutilizável ou monitor Ambu aView (em breve disponível no Brasil).
O que é NICE?
NICE significa NATIONAL INSTITUTE FOR HEALTH AND CARE EXCELLENCE (Instituto Nacional de Excelência de Atendimento e Saúde). As diretrizes NICE baseadas em evidências ajudam a resolver incertezas sobre quais remédios, tratamentos e dispositivos representam o tratamento de melhor qualidade e quais oferecem o melhor valor pelo dinheiro para o NHS no Reino Unido. Quando um dispositivo ou tratamento é recomendado, o NICE promove uma diretriz que estabelece um "padrão de cuidado". Espera-se que os profissionais de saúde observem essa orientação ao exercer seu julgamento clínico.
O que é a orientação NICE na aScope 2?
Durante 2012 e início de 2013, o NICE avaliou o uso do aScope 2 em relação ao tratamento de via respiratória difícil e em julho de 2013 o NICE publicou a orientação NICE MTG143 apoiando o uso da aScope 2. As conclusões foram bem simples: A adoção da aScope 2 em todas as áreas em hospitais em que as vias respiratórias são tratadas (sala de operações, UTI, sala de emergência, maternidade etc.) provavelmente melhorou a segurança do paciente e economizou dinheiro ao NHS (Ministério da Saúde do Reino Unido) ao evitar danos de alto custo a pacientes.
Quais são os custos de NHS envolvidos ao não se conseguir tratar com sucesso uma via respiratória difícil?
Mais detalhes podem ser encontrados no documento 'Demonstração de custos' do NICE para a Ambu aScope 2. Os custos de NHS para uma lesão cerebral hipóxica em uma situação geral foram avaliados em £ 378.000 e em uma situação obstétrica, £ 646.000. Os custos do litígio foram tipicamente £ 135.000 e as permanências prolongadas na UTI variaram de aprox. £ 8.000 na intubação mal sucedida a aprox. £ 20.000 na traqueostomia deslocada. Outra economia de custo são os danos causados em sondas reutilizáveis e diversos outros fatores relacionados ao pessoal e ao equipamento.
Leia mais no site do NICE
Vá ao site do NICE
Visualizar o produto
Ver estudos clínicos
A Ambu desenvolve, fabrica e comercializa dispositivos de diagnóstico e de suporte à vida.